terça-feira, 12 de maio de 2015

A biblioteca recomenda...



Salas dos 5 anos



Turmas dos 1º e 2º anos



A Ilha



    João Gomes de Abreu · Yara Kono





"A Ilha" conta a história de uma grande empreitada — uma empreitada que uniu os habitantes de uma ilha em torno da construção de uma ponte. Ter um sonho assim até não seria problema nenhum, se o continente não ficasse lá longe, tão longe e a construção da ponte não fosse uma obra louca, tão louca...



Mas, quando começa a construção da ponte, ninguém se apercebe da loucura do projeto: os engenheiros fazem os cálculos que têm a fazer e a população junta esforços em torno deste sonho coletivo. Só mais à frente vamos descobrindo como alguns cálculos estão errados e como há imprevistos que ninguém calculou.
O que sobrará no fim da obra é o que vos convidamos a descobrir.



Este é um livro que fala sobre os dias que vivemos. Sobre identidades, sonhos e expectativas. Sobre empreitadas e desenvolvimento e, talvez (só talvez) sobre Portugal e a Europa, as metas que nos movem, aquilo que queremos para nós. 



Propostas pais e educadores; clique aqui



Maré de Ler



Com o tempo a saber a Verão, apetece lembrar histórias de mar. Assim, o painel de exposições da biblioteca da EB1 destaca as Lendas do Mar e expõe os trabalhos realizados na Oficina de Leitura, pela turma A do 3º ano, com a professora Paula Ferreira.



Enquanto isso, o Armário das Histórias expõe livros a saber a mar - O Senhor cavalo-marinho, Irmão Oceano, Dá-me um tesouro, Moby Dick, entre outras - e livros sobre oceanos, golfinhos,  pinguins, peixes de todas as cores e feitios, piratas e muito mais...



Em destaque, uma réplica de uma traineira de Peniche, construída por um natural dessa vila, agora com 79 anos, quando tinha apenas 15 e uma marioneta de um banhista do início do século passado, criada pela escultora Olga Neves.



Um encanto!







































 


sexta-feira, 8 de maio de 2015

1º Lugar na categoria de Fotografia para Agrupamento de Escolas Fernão do Pó – Bombarral

Projeto “Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica”
 Promovido pelos Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/IGOT da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Esri Portugal. 
Fotografia premiada

 O primeiro lugar para a categoria de Fotografia veio para o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Bombarral, tendo sido a aluna Inês Henriques do 11ºano do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural a receber a referida distinção. Estes e outros premiados participarão numa visita a Bruxelas, patrocinada  pelo Partido Comunista Português.
O Agrupamento Fernão do Pó participou este ano pela primeira vez, resultado do trabalho conjunto da Coordenação do Curso de Turismo e da Biblioteca Escolar, tendo contado com o apoio do Gabinete de Urbanismo da Câmara Municipal do Bombarral.

 Relembro que a elaboração dos trabalhos obrigou a um sistemático trabalho de campo com a respetiva recolha de informação.

  Os alunos desenvolveram três projetos com propostas para a Mata Municipal do Bombarral: 
- “Mobilar a Mata” no qual as propostas recaem sobre a renovação do mobiliário urbano presente na mata e a colocação de novos equipamentos promotores de atividades;  
- “Todos à Mata” no qual  procurou-se  apresentar propostas para o espaço do ex-parque infantil, sugerindo equipamentos para este espaço, que de acordo com o grupo poderia ser complementado com a casa 4 Estações (uma espécie de eco-quiosque); 
- “Apadrinhamento de árvores” e um conjunto de eventos que poderiam ser desenvolvidos na Mata ao longo do ano.  


Realizou-se no passado dia 4 de maio, o Seminário Nacional do Projeto, em Lisboa.


Sessão Plenária na Aula Magna.

Participaram 35 escolas de todo o país, incluindo da Região Autónoma da Madeira, num total de 1300 professores e alunos de Geografia.